A história da eletricidade e de cientistas que mudaram o mundo [vídeo] (2022)

*Conteúdo patrocinado

Pare para pensar um pouco: a eletricidade está em praticamente tudo ao nosso redor. Na lâmpada acesa no teto da sua casa, gerando energia para PC, TV ou smartphone, e como um fenômeno natural. Mas você sabe como a gente começou a compreender e usar tudo isso para evoluir até como ser humano?

Com o apoio da Enel, uma das empresas líderes mundiais no fornecimento de energia e gás, você vai conhecer agora a história da eletricidade.

O conceito

A eletricidade é mais ligada ao conceito de energia elétrica, que é a passagem ou transferência de cargas, mas claro que é bem mais complexo que isso. E não dá para dizer quando ela começou, já que a eletricidade sempre esteve por aí. Relâmpagos são descargas naturais da atmosfera na direção do solo, e homens das cavernas viram isso de um jeito bem visual com o descobrimento do fogo.

A história da eletricidade e de cientistas que mudaram o mundo [vídeo] (1)Cena do filme "A Guerra do Fogo"

Uma das unidades básicas da composição da matéria, os átomos têm os prótons, que são cargas positivas, e os elétrons, que são as negativas. Em um sistema isolado, eles existem em quantidades iguais, mas os elétrons podem ganhar liberdade e se transferir de um corpo para o outro.

Os pioneiros

No entanto, quando a gente começou a entender isso? Foi com o filósofo grego Tales de Mileto no século VI a.C. Esfregando um pedaço de âmbar na pele de um animal, ele percebeu que gerava a atração de pequenos objetos, como pedaços de palha.

O filósofo achava que esse experimento era um fenômeno de magnetismo, mas na verdade ele descobriu a eletricidade estática a partir do atrito

(Video) A história da eletricidade ep. 1 A faísca

Agora, a gente viaja no tempo para 1600. Foi com William Gilbert que o estudo da eletricidade começou a avançar, inclusive sobre a resistência de certos materiais. A palavra "eletricidade" vem dos estudos dele e deriva do latim electrum, que significa âmbar.

A história da eletricidade e de cientistas que mudaram o mundo [vídeo] (2)Otto von Guericke e o gerador caseiro

Mas quem colocou isso na prática foi Otto von Guericke, em 1650. Ele construiu a primeira máquina eletrostática que servia como gerador: uma bola de enxofre que gerava atrito com terra seca.

Avançando como um raio

A gente só entendeu que eletricidade existia na natureza no século XVIII. Benjamin Franklin fez aquele experimento clássico com uma chave de metal pendurada em uma pipa, empinada durante uma tempestade. O relâmpago conduzido ainda o levou a criar o primeiro para-raios.

A história da eletricidade e de cientistas que mudaram o mundo [vídeo] (3)Benjamin Franklin e seu famoso experimento — que não foi tão perigoso quanto as ilustrações mostram

Aí, ficou muito mais fácil entender o que era eletricidade e desenvolvê-la ainda mais. Com o tempo, cientistas italianos descobriram que gerar eletricidade era também um processo químico e que acontece dentro do nosso corpo.

Luigi Galvani fez as pernas de uma rã se mexerem usando descargas elétricas, mas não entendeu bem como isso acontecia. Lá por 1800, Alessandro Volta descobriu que as contrações eram causadas pelos metais nos nervos e nos músculos, e que o sistema nervoso usa conexões elétricas para enviar sinais ao corpo.

Sabe a bateria de íon-lítio compacta e moderna que você tem aí no seu celular? A pioneira disso tudo foi criada pelo Volta. A pilha voltaica era literalmente placas de cobre e zinco empilhadas, separadas por tecidos molhados com ácido. Foi a primeira vez que uma carga elétrica constante foi produzida.

(Video) A história da eletricidade - TecMundo

A história da eletricidade e de cientistas que mudaram o mundo [vídeo] (4)Uma recriação da pilha de Volta

O sobrenome dele batizou o “volt”, a unidade de tensão elétrica. Ele ainda descobriu que a energia podia ser transmitida ao ligarmos conectores de cargas positiva com negativa.

Produção em massa

Mas ainda teve muita coisa pela frente até chegarmos aos dias de hoje. Não adiantava entender as propriedades da eletricidade e saber classificá-la ou identificá-la se a gente não sabia produzir essa energia para consumo. E foi aí que entrou a figura de Michael Faraday.

A história da eletricidade e de cientistas que mudaram o mundo [vídeo] (5)O dínamo de Michael Faraday

Além de toda a contribuição teórica com leis da indução eletromagnética e o experimento da gaiola de Faraday, o cientista criou em 1831 o chamado dínamo. Trata-se do primeiro aparelho gerador funcional a transformar energia mecânica em elétrica com uma combinação básica de ímãs formando um campo magnético e um disco de metal.

Para gerar luz por volta de 1800, o inglês Humphry Davy aquecia pedaços de metal com eletricidade para a substância brilhar e gerar energia — isso foi chamado de lâmpada de arco. Só que, apesar de revolucionária, ela esquentava demais o metal e também o ambiente.

A era de Edison

Quem adorou essas duas invenções foi ninguém menos que Thomas Edison. Ele inventou em 1879 nos Estados Unidos a lâmpada elétrica incandescente, bem parecida com a que a gente usa hoje. A primeira tinha uma haste de carvão envolvida por um bulbo a vácuo e ficou acesa só por 45 horas. A importância de Edison é ainda maior porque ele tornou esse produto comercializável e criou todo o mercado desse e de outros produtos.

A história da eletricidade e de cientistas que mudaram o mundo [vídeo] (6)Thomas Edison

(Video) NIKOLA TESLA - O INVENTOR MAIS INJUSTIÇADO DA HISTÓRIA - Doc Nostalgia

Só que existe polêmica também. Edison é creditado como o inventor de muita coisa porque ele tem as patentes registradas em seu nome, mas hoje em dia já se sabe que ele também corria para registrar inventos com muita gente envolvida, que tinham sido descobertos antes em outros lugares do mundo ou só precisavam de aperfeiçoamento.

E claro que a gente tem que citar Nikola Tesla, um dos mais renomados cientistas do mundo em termos de eletricidade, mas também um dos mais injustiçados.

Sem ele, não teríamos tantos conhecimentos em corrente alternada e sistemas complexos de distribuição de energia

A corrente alternada faz o sentido dos elétrons variar na transmissão, e aí dá para convertê-la de alta para baixa tensão. Por isso, ela é melhor do que a contínua para transportar energia a longas distâncias, que era a teoria defendida por Edison. Ele ainda criou a chamada bobina de Tesla, um transformador que gerava eletricidade sem fio por ressonância no ar.

Depois que os produtos elétricos começaram a existir, chegou a hora de gerar essa energia em larga escala. A primeira usina do mundo foi a Pearl Street Station, em Nova York. Inaugurada em 1882, ela usava motores a vapor e inicialmente atendia 400 lâmpadas.

A história da eletricidade e de cientistas que mudaram o mundo [vídeo] (7)O desenho da Pearl Street Station por Edison

Já a primeira vez em que a força das águas foi usada para gerar energia foi no mesmo ano em Wisconsin, para iluminar a casa de um rico produtor de papel da região. Pois é, essa foi a primeira hidrelétrica, um modelo de geração de eletricidade que a gente conhece muito bem aqui no Brasil.

A energia elétrica foi essencial durante toda a Segunda Revolução Industrial, da lâmpada de Edison até o fim da Segunda Guerra, já virando uma alternativa à energia a vapor junto com o petróleo

(Video) A História Da Eletricidade ep. 3 Revelações e Revoluções

A eletricidade passou então a dominar as nossas vidas, e as evoluções não pararam. As baterias estão menores e mais poderosas, as lâmpadas usam materiais diferentes e mais econômicos, e até equipamentos que antes eram dominados por outras fontes de energia, como os carros, estão se rendendo à eletricidade.

Conteúdos complementares

Foram muitos avanços e cientistas importantes que a gente deixou de fora neste conteúdo. Mas, se você se interessa pelo assunto, recomendamos que vá atrás de mais leituras e vídeos.

Quer alguns exemplos? Charles Du Fay foi quem começou a estudar e separar materiais entre isolantes e condutores. Thomas Davenport criou o primeiro motor elétrico para ser usado em bondes de transporte público. James Maxwell fez estudos pioneiros de eletromagnetismo que depois foram todos confirmados. E as teorias de William Thompson, também conhecido como Lorde Kelvin, serviram para fabricação de cabos elétricos mais eficientes.

Mas, e no Brasil?

A eletricidade chegou ao país logo depois da invenção do dínamo e da lâmpada, principalmente pelo interesse do imperador Dom Pedro II nas ciências.

Ele inaugurou os dois primeiros sistemas públicos de iluminação elétrica do país no lugar do gás. O primeiro, em 1879, foi na fachada da Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II, no Rio de Janeiro. O segundo foi nas ruas de Campos dos Goytacazes, em 1883.

A história da eletricidade e de cientistas que mudaram o mundo [vídeo] (8)A fachada da Estação Central da Antiga Estrada de Ferro Dom Pedro II

Já a primeira hidrelétrica daqui foi construída nesse mesmo ano, no município mineiro de Diamantina, para ajudar a iluminar o sistema de mineração da cidade. Hoje, o Brasil tem uma matriz de energia elétrica de 4.723 usinas e capacidade de geração de energia elétrica de 142.610 Megawatts.

...

(Video) História Da Eletricidade

E esse foi mais um capítulo da nossa série sobre a história da tecnologia, contando como surgiu e evoluiu a nossa boa e tão essencial eletricidade. Lembrando que este vídeo contou com a parceria da Enel, uma das maiores empresas nos mercados de energia e gás e que por mais de 60 anos leva progresso às pessoas ao redor do globo, inclusive aqui no Brasil.

Mas claro que muita coisa ainda virá pela frente, né? E você, como acha que será a nossa vida com a eletricidade no futuro? Para mostrar que acredita no país e na inovação como pilar da sociedade, a Enel está encabeçando uma iniciativa para impulsionar startups, que vão receber investimento e um curso lá no Vale do Silício. Quer saber mais?

FAQs

Como a utilização da eletricidade mudou o mundo? ›

A distribuição de energia elétrica tornou-se mais eficiente, ampliando o alcance da eletricidade para fins industriais e de iluminação. Torres de transmissão e postes ornamentais passaram a fazer parte da paisagem urbana, mostrando claramente a presença da Light na cidade.

Qual a história da eletricidade resumo? ›

HISTÓRICO DA ELETRICIDADE. Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.

Como surgiu a eletricidade cite quais foram os principais cientistas envolvidos? ›

A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos ...

Quais são os cientistas que descobriram a eletricidade? ›

Letramento científico: Por que é importante para a educação?
  • William Gilbert (1544-1603) ...
  • Benjamin Franklin (1706-1790) ...
  • Alessandro Volta (1745-1827) ...
  • Michael Faraday (1791-1867) ...
  • Thomas Edison (1847-1931) ...
  • Nikola Tesla (1856-1943) ...
  • Edith Clarke (1883-1959) ...
  • Mária Telkes (1900-1995)
6 May 2022

Quem e o pai da energia elétrica? ›

Nikola Tesla nasceu exatamente na meia noite do dia 10 de julho, há 158 anos. Em vida, ele veio a se tornar um dos maiores gênios e inventores da história da humanidade, apesar de muitas das suas criações terem sido creditadas às outras pessoas.

Qual a importância da história da eletricidade para a humanidade? ›

O conhecimento da eletricidade foi o impulso para a invenção de motores, geradores, telefones, radio e televisão, raios-X, computadores e sistemas de energia nuclear. Mas uma invenção importante, de uso pratico foi o pára-raios, feito por Benjamin Franklin.

Qual a importância da eletricidade no mundo atual? ›

Com a energia elétrica obtemos a luz, a manutenção dos alimentos em geladeiras e freezeres, ar condicionado, banho quente e o uso cada vez maior de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos. Com o GLP ou à lenha cozinhamos nossos alimentos, utilizando-os ainda para aquecimento da água do banho ou outras finalidades.

Qual foi a primeira cidade do mundo a receber energia elétrica? ›

Se Nova York foi a primeira cidade do mundo a ter iluminação pública, em 1882, alimentada por uma termelétrica, já no ano seguinte o então distrito de Campos, no Rio de Janeiro, foi o primeiro do país a desfrutar do mesmo serviço, com uma máquina a vapor.

Como foi a evolução da energia elétrica? ›

Milhares de anos se passaram até que um fato marcou a história da energia: a invenção da máquina a vapor, um símbolo energético da Revolução Industrial. O fogo então foi transformado em movimento. Isso permitiu a construção de grandes fábricas e sua aplicação nos transportes.

Como a eletricidade animal foi importante para o avanço da ciência? ›

Em 1786, por exemplo, conseguiu a estimulação de músculos de sapos tocando nos seus nervos, durante uma tempestade elétrica, com uma tesoura. Galvani assegurou-se através de novas experiências que os tremores musculares eram, de facto, causados pela ação elétrica.

Qual e a função da eletricidade? ›

A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento.

Como a eletricidade contribuiu para o desenvolvimento da produção humana do comércio e do entretenimento? ›

b) Como a eletricidade contribuiu para o desenvolvimento da produção humana, do comércio e do entretenimento? Com a eletricidade, os horários foram estendidos, podendo-se fazer mais turnos. O comércio também teve o horário estendido, assim como o entretenimento.

Quem revolucionou a eletricidade? ›

Nikola Tesla foi um importante cientista sérvio-croata que realizou descobertas muito importantes na área da eletricidade. Nikola Tesla nasceu na atual Croácia e foi um dos grandes nomes que revolucionaram o campo da eletricidade.

Em que ano foi criado a luz? ›

Em 1879, Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica.

Em que ano foi criada a energia elétrica? ›

1. Quando surgiu a energia elétrica no Brasil? A energia elétrica chegou ao Brasil em 1879, mesmo ano da invenção da lâmpada.

Onde vem a energia elétrica? ›

A energia elétrica pode ser produzida de várias formas: usinas hidroelétricas, usinas termoelétricas a gás natural ou carvão mineral, usinas de cogeração com bagaço de cana, usinas nucleares, usinas eólicas, usinas fotovoltáicas entre outras.

O que o Tesla criou? ›

Nikola Tesla

Como a energia elétrica se manifesta na natureza? ›

Essas formas disponíveis na natureza podem ser o vento, a água do rio, o carvão, o gás natural, entre outras opções. Essa forma natural é conhecida como "energia primária", pois está na sua primeira forma, ou forma bruta.

Como era a vida antes da energia elétrica? ›

Não existiam os aparelhos eletrodomésticos e as pessoas tinham muito mais trabalho para fazer as tarefas do seu dia-a-dia. Para passar roupa, por exemplo, usava-se ferros a brasa, que tinha uma tampa que era levantada para se colocar a brasa lá dentro.

Quais são os diferentes tipos de energia? ›

Existem dois tipos de energia elétrica:
  • Eletricidade estática. A eletricidade estática é um tipo de eletricidade que não se move.
  • Eletricidade dinâmica. Eletricidade dinâmica é um fluxo de eletricidade através de um material condutor.
25 Oct 2020

Como a eletricidade se forma? ›

A eletricidade é uma forma de energia que envolve o fluxo de elétrons. Toda a matéria é feita de átomos, e um átomo tem um centro, chamado um núcleo. O núcleo contém partículas carregadas positivamente chamadas prótons e partículas carregadas chamadas nêutrons.

Quais os 3 tipos de corrente elétrica defina os? ›

  • Tipos de corrente elétrica.
  • Alternada – É o tipo de corrente fornecida por usinas hidrelétricas, cuja intensidade e sentido variam periodicamente, usada em residências.
  • Contínua – É aquela que mantém seu sentido constante, como, por exemplo, as correntes estabelecidas por baterias de carros e pilhas.

Quais são as três aplicações da eletricidade? ›

Os principais usos são iluminação, electrodomésticos, calefacção e ar condicionado.

Em que ano a luz elétrica chegou ao Brasil? ›

Em 1879, registra-se a primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D. Pedro II, quando foram instaladas 6 lâmpadas a arco voltaico “velas Jablochkoff”, alimentadas por dois dínamos “Gramme”.

Qual foi a segunda cidade do Brasil a ter energia elétrica? ›

A cidade de Campos, no Rio de Janeiro, foi a primeira cidade a ter luz elétrica nas ruas, em virtude da presença de uma usina termoelétrica, desde 1883. Rio Claro, em São Paulo, foi a segunda cidade a ter luz elétrica nas ruas, também em razão da presença de uma termoelétrica.

Qual e o nome da primeira cidade do Brasil? ›

Em 22 de janeiro de 1532, foi fundada a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: A famosa São Vicente! Localizada no litoral sul, apenas a 60 quilômetros da cidade de São Paulo, é só descer a serra para conhecer a cidade mais antiga do País.

Qual e a maior fonte de energia do mundo? ›

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo. De cada 100 casas que acendem suas luzes no planeta todos os dias, 38 o fazem porque há uma térmica a carvão ligada, produzindo energia.

Quais são as principais fontes de energia da humanidade? ›

As principais fontes são:
  • Hidráulica;
  • Biomassa;
  • Eólica;
  • Gás natural;
  • Energia Solar.

Qual e a principal fonte de energia para a vida na Terra? ›

Do ponto de vista biológico, a energia solar é a principal fonte de energia dos seres vivos e é responsável pela origem da vida em nosso planeta. A energia do sol é resultante de reações exotérmicas de fusão nuclear, onde núcleos de hidrogênio são fundidos formando núcleos de hélio.

Quais animais produzem eletricidade? ›

Poraquê, miracéu, bagre elétrico e raia elétrica são algumas das espécies brasileiras que produzem descarga de energia. No Brasil, existem diversos peixes capazes de produzir campos e descargas elétricas.

Qual era a principal fonte de energia antes do século XIX? ›

As primeiras fontes de energia utilizadas pelo homem foram a de seu próprio corpo e a do Sol. No período da Revolução Industrial, o uso do carvão mineral como fonte de energia deu um grande impulso na evolução da sociedade da época.

Qual era o tipo de eletricidade que existia nos animais? ›

Os animais usam eletricidade de duas formas diferentes: eletrogénese (geram pulsos elétricos) e eletrorreceção (detetam pulsos elétricos). “Os animais eletrogéneos geram eletricidade e enviam-na para fora dos seus corpos”, diz Jack Cover, curador de exposições vivas do Aquário Nacional em Baltimore, Maryland.

Quais são os fenômenos elétricos naturais do nosso dia a dia? ›

Tempestade suja

Sem saber o que gera exatamente essas cargas elétricas, os cientistas assumem que partículas de gelo, poeira e detritos se esfregam e produzem eletricidade estática suficiente para causar esses deslumbrantes e estranhamente coloridos relâmpagos.

Como a eletricidade está dividida? ›

A eletricidade é um ramo da Física que se divide em três partes: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.

Qual e a fórmula dá energia elétrica? ›

Energia = Potência x Tempo

A unidade de energia é representada por joule, a unidade de potência é o watt e a unidade de tempo é o segundo.

O que mudou na vida das pessoas com a eletricidade? ›

A mesma pesquisa aponta que, com a chegada da luz, a qualidade de vida melhorou 91,2% e as condições de moradia, 88,1%. Também houve impacto de 35,6% na renda familiar, as oportunidades de trabalho cresceram 34,2%, a área de plantio aumentou 21,3% e a produtividade agropecuária, 24,4%.

Como a eletricidade transformar o mundo? ›

A eletricidade gerada nas usinas hidrelétricas, termoelétricas, nucleares, eólicas e geotérmicas é produzida da mesma maneira: transforma-se energia mecânica (energia cinética e potencial), em energia elétrica, por meio da rotação de um grande dínamo.

Quais as influências da eletricidade na sociedade? ›

É amplamente conhecida a importância da energia elétrica em nossa sociedade: ela pode gerar luz, movimentar motores, fazer funcionar uma infinidade de eletrodomésticos e fornecer a força que as indústrias precisam para produzir.

Qual a importância da eletricidade no mundo atual? ›

Com a energia elétrica obtemos a luz, a manutenção dos alimentos em geladeiras e freezeres, ar condicionado, banho quente e o uso cada vez maior de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos. Com o GLP ou à lenha cozinhamos nossos alimentos, utilizando-os ainda para aquecimento da água do banho ou outras finalidades.

Como a eletricidade contribuiu para o desenvolvimento da produção humana do comércio e do entretenimento? ›

b) Como a eletricidade contribuiu para o desenvolvimento da produção humana, do comércio e do entretenimento? Com a eletricidade, os horários foram estendidos, podendo-se fazer mais turnos. O comércio também teve o horário estendido, assim como o entretenimento.

Como a eletricidade animal foi importante para o avanço da ciência? ›

Em 1786, por exemplo, conseguiu a estimulação de músculos de sapos tocando nos seus nervos, durante uma tempestade elétrica, com uma tesoura. Galvani assegurou-se através de novas experiências que os tremores musculares eram, de facto, causados pela ação elétrica.

Como foi a evolução da energia elétrica? ›

Milhares de anos se passaram até que um fato marcou a história da energia: a invenção da máquina a vapor, um símbolo energético da Revolução Industrial. O fogo então foi transformado em movimento. Isso permitiu a construção de grandes fábricas e sua aplicação nos transportes.

Quais os 3 tipos de corrente elétrica defina os? ›

  • Tipos de corrente elétrica.
  • Alternada – É o tipo de corrente fornecida por usinas hidrelétricas, cuja intensidade e sentido variam periodicamente, usada em residências.
  • Contínua – É aquela que mantém seu sentido constante, como, por exemplo, as correntes estabelecidas por baterias de carros e pilhas.

Quais são as três aplicações da eletricidade? ›

Os principais usos são iluminação, electrodomésticos, calefacção e ar condicionado.

Qual a base da eletricidade? ›

Eletricidade na Física

A origem dos fenômenos elétricos está nos elétrons, que apresentam a menor carga elétrica possível, conhecida como carga fundamental, que vale cerca de 1,6.10-19 C.

Qual foi a primeira cidade do mundo a receber energia elétrica? ›

Se Nova York foi a primeira cidade do mundo a ter iluminação pública, em 1882, alimentada por uma termelétrica, já no ano seguinte o então distrito de Campos, no Rio de Janeiro, foi o primeiro do país a desfrutar do mesmo serviço, com uma máquina a vapor.

Qual e a função da eletricidade? ›

A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento.

Como era a vida antes da energia elétrica? ›

Não existiam os aparelhos eletrodomésticos e as pessoas tinham muito mais trabalho para fazer as tarefas do seu dia-a-dia. Para passar roupa, por exemplo, usava-se ferros a brasa, que tinha uma tampa que era levantada para se colocar a brasa lá dentro.

Quais animais produzem eletricidade? ›

Poraquê, miracéu, bagre elétrico e raia elétrica são algumas das espécies brasileiras que produzem descarga de energia. No Brasil, existem diversos peixes capazes de produzir campos e descargas elétricas.

Qual era a principal fonte de energia antes do século XIX? ›

As primeiras fontes de energia utilizadas pelo homem foram a de seu próprio corpo e a do Sol. No período da Revolução Industrial, o uso do carvão mineral como fonte de energia deu um grande impulso na evolução da sociedade da época.

Qual e a maior fonte de energia do mundo? ›

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo. De cada 100 casas que acendem suas luzes no planeta todos os dias, 38 o fazem porque há uma térmica a carvão ligada, produzindo energia.

Como a energia transformou o mundo? ›

Ao longo dos séculos, a matriz energética evoluiu bastante. Por muito tempo, nos primórdios da humanidade, a força muscular foi a principal fonte de energia utilizada pelo homem. Há cerca de apenas 400 mil anos ocorreu o primeiro avanço tecnológico, o uso do fogo e de utensílios para a caça e a pesca.

Qual e a principal fonte de energia para a vida na Terra? ›

Do ponto de vista biológico, a energia solar é a principal fonte de energia dos seres vivos e é responsável pela origem da vida em nosso planeta. A energia do sol é resultante de reações exotérmicas de fusão nuclear, onde núcleos de hidrogênio são fundidos formando núcleos de hélio.

Videos

1. Ep. 09. Introdução: Item VII - A Ciência e o Espiritismo
(Espiritismo e História)
2. 1. Resumo rápido sobre a história da eletricidade
(Canal de Física do Renan!)
3. COMO ERA O MUNDO ANTES DO SURGIMENTO DA ENERGIA ELÉTRICA?
(Conhecimentos De Um Banana)
4. Conheça 10 equações que mudaram o mundo
(Integrando Conhecimento)
5. Descobertas e invenções que mudaram o mundo.
(Aconteceu!)
6. Documentário: Galileu Galilei - Gênios da Ciência (Legendado)
(Socrates Da Vinci)

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Pres. Lawanda Wiegand

Last Updated: 12/18/2022

Views: 6538

Rating: 4 / 5 (71 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Pres. Lawanda Wiegand

Birthday: 1993-01-10

Address: Suite 391 6963 Ullrich Shore, Bellefort, WI 01350-7893

Phone: +6806610432415

Job: Dynamic Manufacturing Assistant

Hobby: amateur radio, Taekwondo, Wood carving, Parkour, Skateboarding, Running, Rafting

Introduction: My name is Pres. Lawanda Wiegand, I am a inquisitive, helpful, glamorous, cheerful, open, clever, innocent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.