Luz de bateria acendendo, o que pode ser? (2022)

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

A luz da bateria ou a luz de advertência de carregamento, disponível no painel do seu carro, indica mau funcionamento ou carga insuficiente da bateria. Esta luz acende sempre que o sistema de carregamento não carrega a bateria com uma tensão acima de aproximadamente 13,5 volts. Como esse aviso pode ser acionado por vários fatores, é importante tomar medidas para garantir que você saiba qual é o problema real antes de substituir qualquer peça.

O processo de solução de problemas pode ser bastante simples, mas há alguns problemas que somente um profissional deve abordar. Se o problema parecer ser complexo ou se o processo de solução de problemas se tornar intimidador, chame um mecânico para fazer uma inspeção.

Leia também

  • Conserto de motor de arranque, quanto custa? Vale a pena?
  • Como testar bateria de carro? Precisa de multímetro?

Veja o que você pode fazer quando a luz da bateria do seu carro se acende:

Como reagir para a luz da bateria acendendo?

Quando você liga o carro pela primeira vez com o motor desligado, a luz da bateria acende e isso é normal. Se a luz da bateria acender enquanto o motor estiver funcionando e o veículo estiver sendo conduzido, isso pode indicar um problema com o sistema de carregamento.

Passo 1: Desligue tudo o que consome energia

Se a luz da bateria estiver acesa, ainda há bateria suficiente para alimentar o veículo, mas possivelmente não por muito tempo. Quando isso acontecer, primeiro desligue qualquer coisa que consuma energia da bateria, exceto os faróis, se estiver dirigindo à noite. Isso inclui o sistema de ar condicionado e aquecimento, o aparelho de som, quaisquer luzes interiores e quaisquer acessórios, tais como assentos aquecidos ou espelhos aquecidos. Desconecte qualquer telefone ou carregadores de acessórios também.

(Video) O que significa luz de bateria acesa com motor em funcionamento

Passo 2: Pare o carro

Se você notar que a temperatura do motor está ficando mais quente ou está superaquecendo, pare o veículo na lateral da estrada para evitar danos ao motor. Se você notar uma perda na direção hidráulica, então seu carro pode ter uma correia quebrada e a direção hidráulica ou a bomba de água e o alternador podem não estar girando. Tente ligar o carro em um local seguro, se a luz da bateria acender novamente, não o conduza. Desligue o motor e abra o capô para ver se a correia, o alternador ou a bateria apresentam problemas que podem ser identificados visualmente. Sempre desligue o motor antes de inspecionar a bateria ou outros componentes.

Luz de bateria acendendo, o que pode ser? (1)

Se a luz de bateria do carro acender, mantenha a calma para resolver o problema. (Foto: Search Frog)

Luz do alternador acesa? Inspecione a bateria, o alternador, a correia e os fusíveis

Outra verificação necessária é a inspeção das partes que podem resultar na luz da bateria acendendo.

Passo 1: Localize a bateria, a caixa de fusíveis e o alternador

Localize a bateria, a caixa de fusíveis atrás da bateria e o alternador na frente do motor. Na maioria dos veículos, a bateria está localizada sob o capô. Se a bateria não estiver sob o capô, ela estará localizada no porta-malas ou embaixo dos assentos traseiros. Use sempre óculos de segurança, óculos de proteção e luvas enquanto estiver trabalhando na bateria de um carro ou perto dela. Siga todas as precauções de segurança ao manusear as baterias.

(Video) Luz da bateria acesa? O problema NÃO está nela! Entenda

Passo 2: inspecione a bateria

Procure por corrosão nos terminais da bateria e qualquer dano à bateria. Se a bateria estiver danificada ou mostrar sinais de vazamento, pode ser necessário testá-la por um mecânico profissional e substituí-la.

Passo 3: Remova a corrosão dos terminais da bateria

Se houver muita corrosão nos terminais, use uma escova de dentes velha para esfregar e remover a corrosão. Você também pode mergulhar o pincel na água com bicarbonato para limpar a bateria. Misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 1 xícara de água muito quente. Mergulhe uma escova de dentes velha na mistura e esfregue o topo da bateria e nos terminais onde a corrosão se acumulou. A corrosão excessiva nos terminais da bateria pode causar uma condição de baixa voltagem que faz o motor de partida girar lentamente ao tentar ligar o veículo, mas não acenderá a luz da bateria se o alternador estiver carregando corretamente quando o carro for ligado.

Passo 4: prenda as braçadeiras nos terminais da bateria

Quando os terminais estiverem limpos, certifique-se de que os grampos que conectam os cabos da bateria aos terminais estejam firmes. Se os grampos estiverem soltos, use uma chave inglesa ou um alicate, se disponível, para apertar o parafuso lateralmente.

Passo 5: inspecione os cabos da bateria

Inspecione os cabos da bateria que fornecem energia da bateria para o veículo. Se estiverem em más condições, o veículo pode estar recebendo energia insuficiente para ligar o veículo corretamente.

(Video) luz da bateria acesa, o que pode ser I o que fazer?

Passo 6: Inspecione a correia do alternador e o alternador quanto a problemas

O alternador está localizado na frente do motor e é acionado por uma correia. Em alguns veículos, esta correia é fácil de detectar. Em outros, pode ser quase impossível sem remover as tampas do motor ou acessá-las embaixo do veículo. Se o motor estiver montado horizontalmente, a correia estará no lado direito ou esquerdo do compartimento do motor. Inspecione as conexões elétricas no alternador para certificar-se de que elas estejam seguras e apertadas.

Passo 7: Verifique a condição da correia

Verifique se a correia não está faltando ou está solta. Procure por qualquer dano ou desgaste na correia. Se a correia do alternador estiver danificada, ela precisa ser substituída por um mecânico qualificado. Se a correiaé a culpada, é provável que também haja outros sintomas como um ruído estridente que emana do motor.

Passo 8: verifique os fusíveis

A caixa de fusíveis estará localizada sob o capô ou no interior do carro. Se a caixa de fusíveis estiver dentro do carro, ela estará no teto do porta-luvas ou localizada no lado esquerdo do painel, perto do piso do lado do motorista.Alguns veículos tem caixas de fusíveis dentro do veículo e sob o capô. Verifique todos os fusíveis nas duas caixas quanto a fusíveis queimados.

Passo 9: substitua os fusíveis queimados

Alguns veículos terão fusíveis extras na caixa de fusíveis para alguns dos fusíveis menores. Se algum dos fusíveis grandes estiver queimado, o sistema poderá ter um curto-circuito maior e deverá ser verificado e substituído por um mecânico certificado.

(Video) ✅ Luz da BATERIA acendeu no PAINEL, o que fazer?

Teste a bateria do veículo

Depois de todos esses passos terem sido tomados, o motor precisa ser ligado novamente para ver se a luz de advertência de carga ainda está acesa. Se a luz se apagar depois de ligar o motor, verifique o sistema de carregamento para quaisquer outros problemas.

Se nenhuma das etapas tomadas fizer alguma coisa para resolver o problema, o problema provavelmente se deve a um alternador com defeito. Isso é algo que precisa ser testado e reparado por um profissional. Você pode e deve usar um multímetro para medir a voltagem da bateria. O manual de serviços do seu veículo ou até mesmo o manual do proprietário podem te auxiliar com os testes de bateria.

Como você lida com a luz da bateria acesa? Quais problemas já teve com esse sintoma?

Luz de bateria acendendo, o que pode ser? (2)

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Luz da injeção não acende e o carro morre! O que pode ser?Alternador esquentando, o que fazer?Diagnóstico simples: Por que seu carro ou moto não quer pegar?Luz da injeção eletrônica piscando no painel! O que fazer?

Assuntos

  • Luz da bateria acendendo
  • Luz do alternador
  • Teste bateria veículo
(Video) caminhão acendendo a luz do alternador volvo fh oque pode ser ???

FAQs

É perigoso andar com a luz da bateria acesa? ›

Na maioria dos casos, a luz da bateria acesa no painel é um sinal de defeito no sistema elétrico do carro. Identificar o problema é muito importante para não comprometer o motor e ter prejuízos.

Porque a luz da bateria do carro fica piscando? ›

Se a luz permanecer acesa – ou ficar piscando – enquanto o motor está ligado, há um problema no sistema de carregamento. Além disso, se a luz não se acender quando o carro está sendo ligado, também é sinal de que há um problema no sistema.

Como resolver o problema do alternador? ›

Também, podem haver problemas nas peças internas do alternador sendo o mais comum a escova baixa. Quando isso acontece, deve-se trocar o regulador de voltagem inteiro, pois as escovas funcionam presas ao regulador de voltagem. Outra peça que pode apresentar problemas é a mesa retificadora de diodos.

Quais os sintomas de um alternador ruim? ›

5 sinais que indicam problema no alternador
  1. 1 - Luz de Advertência. No painel, há uma luz que indica se há algo de errado com o alternador. ...
  2. 2 - Intensidade das Luzes. ...
  3. 3 - Visão, som e olfato. ...
  4. 4 - Bateria descarregada. ...
  5. 5 - Conexões soltas ou rompidas.
20 Aug 2021

Como saber se a correia do alternador está ruim? ›

Um tensionador ruim geralmente faz barulho. Preste atenção para ouvir se a correia está guinchando ou chacoalhando. Além disso, quando a correia do motor está folgada, ela causará alguns problemas de direção em altas velocidades ou quando o caro está muito pesado.

O que pode causar problema no alternador? ›

Agora vamos conhecer as causas mais comuns que danificam o alternador, são elas: Sobrecarga por excesso de consumo , ou seja, o uso de lâmpadas de alta potência, equipamentos de som e acessórios. Baterias com defeito são incapazes de fornecer energia, se tornando uma “peso” para o alternador.

Como saber se o carro está com problema na parte elétrica? ›

Para identificar pane, basta verificar se o motor continua funcionando quando a luz está acesa: se a luz acendeu e o carro morreu, é sinal de que o sistema elétrico está com defeito. Nesse caso, é necessário levar o carro na concessionária ou em sua oficina de confiança.

Quando o alternador não está carregando o que pode ser? ›

Observe a correia do alternador

Para isso, desligue o motor e verifique se a correia está bem tensionada. Caso a peça esteja folgada, a orientação é ir até o tensor da correia e soltar a porca que o segura na posição, puxando-o em seguida. Desse modo, a correia vai ficar bem tensionada, evitando um mau funcionamento.

Qual o valor da troca do alternador? ›

Trocar todo o conjunto custa cerca de R$ 400.

Qual é a vida útil de um alternador? ›

Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.

Quando a luz do alternador? ›

Quando acende a luz da bateria, é um alerta de um problema no circuito elétrico. Não é que a bateria está ruim, ela vai ficar. Por que? Porque ela não está sendo recarregada pelo alternador.

Quanto tempo dura a bateria de um carro sem o alternador? ›

Depende do nível de carga, mas se ela chegar a ficar descarregada o ideal é rodar pelo menos uma hora em estrada com o mínimo de equipamentos elétricos (como faróis e rádio) ligados.

O que acontece se não trocar a correia do alternador? ›

Quando a correia do alternador quebra, os problemas mais sérios podem ser: o alternador do carro parar de gerar energia para a bateria, ou a bomba d'água parar de funcionar, fazendo com que a água fique parada no bloco.

Pode andar com carro com a correia do alternador quebrada? ›

A importância dessa correia é obvia. Sem ela a bateria não vai receber carga e o carro vai simplesmente parar de funcionar em poucas horas. Rodar assim deve se evitado, pois a correia pode passar por outros acessórios, como a bomba de água e o carro vai ferver.

Onde fica o alternador? ›

O alternador do carro é um sistema engenhoso e muito interessante, que fica acoplado ao motor por meio da correia, interligando o movimento entre ambos os componentes para garantir o aproveitamento e conversão de energia.

Pode jogar água no alternador? ›

Esse é o caso do alternador, caixa de fusíveis ou relés, módulo do freio ABS, de carroceria, da injeção eletrônica, velas, terminais de bateria e bobina. Esses equipamentos não devem receber água. Para garantir a proteção, utilize sacos plásticos sobre eles, inclusive na bateria.

Quanto custa uma revisão elétrica do carro? ›

Custos de revisão em carros elétricos

Se colocarmos em comparação um Peugeot 208 1.6 que custa a partir de R$ 89.990, o custo de revisão para o consumidor após 60 mil quilômetros rodados é de R$ 4.828. Já os gastos de revisão para o mesmo modelo, porém elétrico, o e-208 GT, que custa R$ 269.990, desce para R$ 2.103.

O que faz parte do sistema elétrico do veículo? ›

Sistema Elétrico dos Veículos

O Sistema Elétrico do seu carro é composto por bateria, motor de arranque e alternador. A bateria fornece suco para o motor de arranque. Em seguida, o alternador dá essa bateria a energia que necessita para alimentar o seu carro.

Qual a função de uma válvula termostática? ›

Funciona de uma maneira bem simples: quando o motor se encontra frio, a válvula bloqueia totalmente a passagem entre o motor e o radiador. Essa ação impede que o líquido que se encontra dentro do bloco do motor chegue ao radiador. Além disso, a válvula termostática permite o rápido aquecimento do motor.

Como carregar a bateria do carro mais rápido? ›

Deixe o carro a funcionar durante 20 minutos

Para que a bateria seja carregada deve deixar o carro ligado e a funcionar durante 20 minutos. Logo que passe este tempo, a bateria estará carregada e poderá voltar a utilizar o carro para ir onde quiser.

Quem mexe em alternador de carro? ›

O mecânico pode medir a carga do alternador na bateria com um multímetro. Quando ela está acima de 15 volts, provavelmente o regulador de tensão está com defeito.

Como substituir o alternador? ›

Procedimento para a troca do alternador
  1. Remover a correia dentada.
  2. Desfixar o alternador e removê-lo.
  3. Substituir o alternador antigo pelo novo.
  4. Reinstalar a correia dentada.

Pode andar com a correia do alternador quebrada? ›

A importância dessa correia é obvia. Sem ela a bateria não vai receber carga e o carro vai simplesmente parar de funcionar em poucas horas. Rodar assim deve se evitado, pois a correia pode passar por outros acessórios, como a bomba de água e o carro vai ferver.

Qual o valor do alternador do Celta? ›

R$ 1.423,09.

Quais são as peças que compõem um alternador? ›

Quais são os componentes dos alternadores?
  • Polia. A polia faz o contato com a correia do motor, que aciona o eixo e transmite a energia mecânica para o alternador.
  • Mancal dianteiro. ...
  • Estator. ...
  • Rotor. ...
  • Ponte retificadora. ...
  • Regulador. ...
  • Capô plástico. ...
  • Alternador com base no tipo de seu projeto.
2 Nov 2021

Quem mexe em alternador de carro? ›

O mecânico pode medir a carga do alternador na bateria com um multímetro. Quando ela está acima de 15 volts, provavelmente o regulador de tensão está com defeito.

Qual é a função do regulador de tensão do alternador? ›

Como funciona o regulador de tensão do alternador

Ele faz isso cerca de 80 vezes por segundo para estabilizar a tensão. O regulador vai permitir que a tensão fique estabilizada com o funcionamento normal do motor, que gera energia de forma variada – aceleração e redução da velocidade -, mudando entre 800 e 5000 rpm.

Qual a diferença de correia dentada e correia do alternador? ›

Confira! A correia dentada não é o único sistema de correias em que devemos nos preocupar em nosso veículo. A correia do alternador é responsável por colocar o alternador em atividade gerando a energia para manter a carga da bateria do carro.

Quantos km posso andar com a correia do alternador quebrada? ›

Por ser de borracha, ela tem duração limitada, mas já tem algumas oficinas e concessionárias argumentando que elas devam ser substituídas aos 20 mil, 30 mil quilômetros.

Como saber se quebrou a correia dentada? ›

Não é possível saber se a correia dentada vai arrebentar. Não existe nenhum indício além das marcas de desgaste características. No entanto, muitas vezes essas marcas não podem ser vistas pois a correia fica protegida por uma capa. Mas, ressecamento ou montagem errada podem ser fatais ao componente.

Qual é a amperagem do alternador do Celta? ›

Alternador Celta Classic Prisma Com Ar Condicionado 70 Amperes 12v -

O que faz o motor do carro ligar? ›

O sistema de ignição é o responsável por criar a faísca que inicia a queima de combustível para o motor. Ele leva essa faísca até a câmara de combustão, gerando a energia que movimenta os pistões do motor e se transforma no movimento das rodas.

Quantas bobinas tem um alternador? ›

O estator representa no alternador as três bobinas que estão sujeitas ao campo magnético do rotor. Na saída das fases das bobinas teremos a tensão induzida do rotor.

Qual o tipo de alternador é mais utilizado? ›

Por este motivo, o tipo de gerador CA mais utilizado é o de armadura estacionária e campo rotativo. O valor da tensão gerada por um gerador CA depende da intensidade do campo e da velocidade do rotor.

Videos

1. Luz vermelha da bateria acendendo na BMW X1 sDrive18i 2.0 16v
(Power Drive Car Service)
2. Luz Alternador, Desenho Da Bateria Acendendo Saveiro Cross Voyage Gol Fox
(MS Dicas automotiva)
3. Luz do Painel, bateria do carro após partida não Apaga, O que pode ser?
(Silvio Figueiredo)
4. A Luz da Bateria Acendendo no Painel Gol G5
(Canal Ensinando Você.)
5. Renault master luz da bateria acende depois de alguns segundos
(Andre kascao detetive da eletrônica diesel)
6. Mendonça - Dica, luz da bateria não acende ao ligar o pós chave!!!
(Aédio Mendonça)

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Arline Emard IV

Last Updated: 09/23/2022

Views: 5354

Rating: 4.1 / 5 (72 voted)

Reviews: 87% of readers found this page helpful

Author information

Name: Arline Emard IV

Birthday: 1996-07-10

Address: 8912 Hintz Shore, West Louie, AZ 69363-0747

Phone: +13454700762376

Job: Administration Technician

Hobby: Paintball, Horseback riding, Cycling, Running, Macrame, Playing musical instruments, Soapmaking

Introduction: My name is Arline Emard IV, I am a cheerful, gorgeous, colorful, joyous, excited, super, inquisitive person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.