Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (2022)

Você sabe como escolher plantastrepadeirasde acordo com o local onde a plantinha vai se desenvolver?

Se a ideia é escolher uma versão para muros e cercas, há espécies que se adaptam melhor a esse tipo de crescimento. No entanto, se a ideia é decorar e formar a cobertura de um pergolado, há outras espécies indicadas.

E como cada espécie deflorese plantas trepadeiras são indicadas para um estilo de projeto, é bom conhecer um pouquinho mais sobre as possibilidades e até se inspirar em projetos e fotos que vão dar um toque mais natural e paisagístico para a sua proposta.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (1)

Dicas de Plantas Trepadeiras para Cercas e Muros

Unha de gato/ Fícus

Essa é uma espécie bem comum quando o assunto é plantas trepadeiras, e não é difícil de ver esse tipo de folhagem cobrindo muros e frentes de casas.

  • Características: a unha de gato ou fícus, como também é chamada, tem folhas verdes e ótimo desenvolvimento, vindo a cobrir todo o muro. O crescimento rápido é uma das principais características dessa planta, que se desenvolve melhor em superfícies planas, que dão apoio para sua ramificação e formação.

    Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (2)

    O muro verde dá um toque mais natural para a fachada

  • Plantio: a espécie de folhas deve ser plantada em muros que ficam expostos diretamente ao sol ou em meia sombra. Para plantar a espécie, a cova deve ter em média 30 cm de profundidade e estar bem rente ao muro. Conforme o crescimento, é preciso ir direcionando a planta para o muro, e sua ramificação se estende por toda a superfície.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (3)

Além do muro coberto por plantas, o quintal ainda é composto por outras espécies verdes

  • Manutenção: esse tipo de planta que forma um muro verde não exige regas frequentes, e a adubação deve ser feita anualmente e quando se inicia a primavera. Como o crescimento é rápido, as podas devem ser mais frequentes, já que a planta tende a ganhar volume.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (4)

Falsa vinha

Entre as espécies de plantas trepadeiras, a falsa vinha é uma das opções verdes para cobrir muros e cercados. Essa espécie tem as folhas bem parecidas com as de uva, e por isso o nome de falsa vinha.

  • Características:as trepadeiras conhecidas como falsa vinha possuem folhas verdes e com brilho, e durante o outono a coloração dessas folhas mudam e ficam avermelhadas. O crescimento da planta é rápido e tem ótima formação, podendo dar frutos não comestíveis. Essa planta é muito tradicional de regiões frias, e torna-se uma opção de trepadeira para locais de baixas temperaturas.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (5)

  • Plantio: o local ideal para a espécie de trepadeiras falsa vinha é em pleno sol ou meia sombra, mas sem que as plantas fiquem expostas por muito tempo a sombra. O solo deve ser bem drenado para evitar o acúmulo de água e bem adubado para o desenvolvimento pleno da planta. No início do crescimento, a espécie deve ser direcionada para o muro/ cerca.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (6)

A planta reveste o muro de concreto

  • Manutenção: entre as espécies de plantas trepadeiras, a falsa vinha tem fácil manutenção, sendo a adubação anual e durante a metade do inverno. Em relação as regas,a espécie deve ser aguada regularmente, mas sem que o solo fique encharcado. Já as podas devem ser escassas e apenas para controlar o crescimento, já que uma das características dessa planta é o crescimento irregular e com volume.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (7)

A falsa vinha recobre o muro

(Video) 10 plantas floríferas para pergolados

Trombeta chinesa

Se a aposta é escolher uma espécie entre os modelos de trepadeiras com flores, a Trombeta Chinesa é uma das opções. A planta tem flores que dão delicadeza a qualquer muro ou cerca, e trazem um toque de cor para a superfície.

  • Características: a espécie é conhecida por suas folhas verdes em nuance escura e pela floração que coloração entre vermelho e alaranjado. As flores dessa espécie de planta aparecem entre o verão e outono, e a espécie é indicada para regiões com clima ameno e frio.
  • Plantio: a planta trepadeira Trombeta Chinesa deve ser plantada em locais de pleno sol ou meia sombra; e o solo deve ter características arenosas e com boa drenagem. Para o plantio, o ideal é fazer as covas rente ao muro ou cercado onde as trepadeiras irão se desenvolver, e preparar a cova com adubos.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (9)

  • Manutenção: para o pleno desenvolvimento da espécie, as regas devem ser regulares e sem encharcar o solo. As podas não precisam ser frequentes, já que o crescimento é volumoso e irregular. E em caso de solos não ricos em matérias orgânicas, é indicada a adubação anual.

    Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (10)

    A folhagem da espécie é densa

Fotos de muros e cercas com trepadeiras

Se você quer mais inspirações e fotos de projetos de muros e/ ou cercas com plantas trepadeiras, separamos mais algumas opções para dar um toque natural no revestimento de muros.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (11)

A Alamanda Amarela cobre o cercado de madeira

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (12)

A espécie Tumbérgia Azul foi a aposta para o muro verde

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (13)

(Video) 17 ESPÉCIES DE TREPADEIRAS PARA TER DENTRO OU FORA DE CASA / PLANTAS #TREPADEIRAS

No muro, alguns espaços foram decorados com Primavera

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (14)

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (15)

A Alamanda florida fica delicada na fachada

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (16)

Dicas de Plantas Trepadeiras para Pergolados

Bougainville / Primavera

A Primavera ou Bougainville é uma das espécies de plantas trepadeiras com floração e que são bem tradicionais por conta do visual lindo e marcante das flores.

  • Características: a Bougainville é um tipo de arbusto trepador com caules espinhentos. As folhas verdes e lisas e cachos com flores delicadas e de diferentes cores (branca, rosa claro, coral, carmim, púrpura, alaranjada e amarelo ouro) marcam a espécie. Durante a maior parte do ano a planta fica apenas com folhas, e a floração acontece durante a estação da primavera e pode ocorrer esporadicamente e com menos intensidade durante outras épocas do ano.
  • Plantio: a Primavera deve ser plantada em uma cova adubada, e com o fundo de areia, de modo a aumentar a drenagem do solo e evitar que a raiz da planta fique encharcada. No início do crescimento da espécie é ideal que os ramos sejam enrolados na base do pergolado direcionando as trepadeiras para a cobertura da estrutura.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (18)

A espécie foi direcionada para a cobertura do pergolado

  • Manutenção: a espécie precisa de regas regulares, mas sem deixar o solo molhado demais. E em caso de solo pobre, o ideal é fazer adubação. A poda não precisa ser frequente, e deve ser feita apenas para aparar o excesso.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (19)

Alamanda Amarela

A Alamanda Amarela é uma espécie de planta trepadeira facilmente adaptável a pérgolas, e por isso seu uso é tão comum nesse tipo de projeto e cobertura.

  • Características: a espécie é caracterizada por suas folhas verdes e flores amarelas que aparecem da primaveram ao outono. A coloração amarelada das flores dá mais destaque a folhagem verde; sendo que durante o inverno a trepadeira fica apenas com folhagens. A planta é indicada para regiões de clima ameno ou quente, e são pouco resistente a baixas temperaturas.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (20)

As flores amarelas dão destaque para a espécie

  • Plantio: a Alamanda Amarela deve ser plantada em pleno sol e em solo com boa drenagem de água. A cova deve ser adubada antes do plantio, e ao início do crescimento a planta deve ser direcionada para o pergolado.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (21)

A pérgola fica sobre uma pequena área da piscina

(Video) Plantas Trepadeiras
  • Manutenção: a adubação da espécie deve ocorrer anualmente e durante o inverno. Já as regas devem ser frequentes, mas sem encharcar o solo.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (22)

Sapatinho de Judia

Entre as espécies de trepadeiras, o Sapatinho de Judia é uma planta bem usual e muito indicada para a cobertura de pérgolas, tendo um caráter estético por conta da floração.

  • Características: a planta com folhagem ornamental e verde escura é conhecida também por conta de suas flores em cachos que ficam pendurados. As flores tem coloração amarela com nuances de marrom e vermelho. As flores aparecem da primavera ao final do verão. A adaptação da espécie é boa em diferentes climas, mas pouco resistente a baixas temperaturas.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (23)

Embaixo do pergolado, um pequeno sofá de madeira com almofadas

  • Plantio:a localização ideal para o plantio é com sol durante a manhã e sombra a tarde. Para plantar o Sapatinho de Judia, a cova deve ser preparada previamente e adubada e com o crescimento da espécie, a planta deve ser direcionada para a cobertura da pérgola.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (24)

O muro é de tijolo a vista aparente

  • Manutenção: a espécie tem crescimento volumoso e irregular e isso dispensa as podas que devem ser anuais (final do inverno) apenas para retirada de galhos e folhas secas. A adubação também anual deve ocorrer ao fim do inverno.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (25)

Fotos de pergolados com trepadeiras

Para quem ainda está em busca de projetos de pérgolas decoradas com plantas trepadeiras, selecionamos mais algumas opções.

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (26)

As Primaveras são um mix de tons

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (27)

A espécie Jade Vermelha decora o pergolado

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (28)

A Falsa Vinha foi a aposta para a cobertura do pergolado

(Video) 9 Plantas Trepadeiras Lindas e Fáceis de Cuidar #1

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (29)

A Trombete Chinesa decora a pérgola

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (30)

No projeto, a aposta foi pelo uso da Tumbérgia Azul

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (31)

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (32)

A cobertura foi feita com Jade Azul

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (33)

Móveis rústicos decoram o espaço da pérgola

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (34)

Plantas trepadeiras: espécies e fotos de muros e pérgolas com plantas! (35)

Agora é só colocar a mão na terra e começar o plantio das plantastrepadeiraspara cobrir muros e pérgolas, e assim dar um estilo mais aconchegante para o projeto.

FAQs

Qual nome da planta que gruda no muro? ›

Unha de gato/Fícus (Ficus pumila)

Muito usada para cobrir muros e paredes externas, a unha de gato é uma trepadeira bastante resistente e que gosta de ambientes ensolarados. Quando é jovem, as folhas são pequenas e elas se fixam através das raízes adventícias (aéreas).

Qual a melhor planta para plantar no muro? ›

Tumbérgia: a tumbérgia (Thunbergia grandiflora) é uma das opções preferidas de quem deseja colorir o muro verde. Isso porque ela dá flores azuladas muito bonitas e também cresce rapidamente. Quando está florida, lembre-se de que a planta atrai borboletas e beija-flores.

Como fechar muro com plantas? ›

As plantas trepadeiras MAIS RÁPIDAS para fechar uma parede

Quais são as flores que resistem ao sol? ›

Lista de Flores para Jardim Resistentes ao Sol (Espécies)
  • Peônias.
  • Petúnias.
  • Ave do Paraíso.
  • Bela Manhã
  • Begônia.
  • Lavanda.
  • Cactos – Também são flores para jardim resistentes ao sol.
  • Gerânios.
28 Mar 2022

Qual é o nome da planta trepadeira? ›

Trepadeira Jade: A beleza rara e colorida

A trepadeira Jade é uma planta perene de crescimento rápido que pode chegar até 20 metros de comprimento. Com cachos de flores pendentes as plantas trepadeiras Jade são próprias para caramanchões e pergolados altos.

Qual a melhor trepadeira para ter em casa? ›

5 trepadeiras para você ter na decoração das áreas externas
  • Madressilva, ipomeia, alamanda, unha-de-gato, sapatinho-de-judia. ...
  • As plantas trepadeiras são muito buscadas por quem deseja adornar pergolados, paredes ou montar uma cerca-viva. ...
  • Madressilva.
  • Ipomeia azul.
  • Alamanda-amarela ou dedal de dama.
  • Unha-de-gato.
4 Oct 2021

Quantos tipos de trepadeiras existem? ›

Tipos de trepadeiras: arbustos escandentes, trepadeiras volúveis, trepadeiras sarmentosas e trepadeiras do tipo cipó. Arbustos Escandentes – Arbusto escandente é uma planta de caule lenhoso, com ramificações desde a base do caule, mas pode ser conduzida como trepadeira, com amarrilhos e podas.

Como esconder um muro feio Com plantas? ›

Plantas: as plantas deixam qualquer espaço mais agradável e são uma solução simples e prática para disfarçar muros feios. Além disso, é possível combinar diferentes espécies arbustivas em um mesmo canteiro ou utilizar plantas trepadeiras que vão esconder os muros inteiramente.

Qual a planta que cresce mais rápido para fazer cerca viva? ›

1. Murta. A murta é uma planta que cresce muito rápido e é excelente para Cerca Viva. A mesma pode crescer até 5 metros e consegue se adaptar bem com a maioria dos tipos de solo e climas.

Como deixar o muro mais bonito? ›

Para ter muros modernos e bonitos, a dica é misturar diferentes tipos de revestimentos e esbanjar criatividade no projeto. Inclusive, essa dica é ótima para quem está com orçamento reduzido, pois você pode usar um revestimento caro em detalhes e o restante da frente de muro bonito ser mais barata, como uma pintura.

Quais são as melhores plantas para jardim externo? ›

  • Samambaias (Pteridium aquilinum) ...
  • Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata) ...
  • Moreias (Muraenidae) ...
  • Orelha-de-elefante (Colocasia gigantea) ...
  • Babosa (Aloe Vera) ...
  • Planta jade (Crássula Ovata) ...
  • Hera (hélice de Hedera) ...
  • Íris Azul (Iris germanica)
1 Feb 2022

Como fazer um muro com trepadeiras? ›

Para plantar a trepadeira é preciso preparar as covas abrindo buracos de 30 x 30 x 30 cm. Plante a muda próxima à estrutura que servirá de suporte para o crescimento (muro) e preencha o restante da cova com a terra já preparada previamente.

Como fechar muro com plantas? ›

As plantas trepadeiras MAIS RÁPIDAS para fechar uma parede

Qual trepadeira pode plantar em vaso? ›

Lágrima-de-cristo, amor-agarradinho, primavera, clerodendro-vermelho e tumbérgia-azul (Thumbergia erecta, a bonitona aí da foto) são algumas das espécies que podem se desenvolver em vaso e requerem poucos cuidados além de regas semanais, adubação mensal e podas eventuais.

Como fazer trepadeira crescer? ›

É preciso também tutorar com cabo de aço ou treliça, dando um tipo de suporte para que a trepadeira possa se apoiar e subir. Nesse caso, a exceção fica para a Unha de gato e Falsa Vinha, que se grudam sozinhas. A grande maioria delas precisa de sol e não vão bem por muito tempo em vasos”, detalha.

Como fazer a hera subir no muro? ›

Para plantar hera no muro, abra covas com 30 x 30 x 30 cm ao longo do muro, bem próximo dele. As raízes são profundas, por isso evite locais onde passam canos, para não danificá-los. Você deve plantar hera diretamente nessas covas, cobrindo-as com terra e firmando-as bem ao solo.

Qual a planta que cresce mais rápido para fazer cerca viva? ›

A murta é uma planta que cresce muito rápido e é excelente para Cerca Viva. A mesma pode crescer até 5 metros e consegue se adaptar bem com a maioria dos tipos de solo e climas. Se você deseja mais privacidade ela é ideal, pois tem as folhas bem grudadinhas.

O que plantar para segurar a terra? ›

Algumas plantas que sugiro são capim limão, gardênias, azaleias, formio, araçá, alpínias, acerola, pitanga e buchinho.

Como esconder muro feio Com plantas? ›

Plantas: as plantas deixam qualquer espaço mais agradável e são uma solução simples e prática para disfarçar muros feios. Além disso, é possível combinar diferentes espécies arbustivas em um mesmo canteiro ou utilizar plantas trepadeiras que vão esconder os muros inteiramente.

O que fazer para deixar o muro bonito? ›

Para ter muros modernos e bonitos, a dica é misturar diferentes tipos de revestimentos e esbanjar criatividade no projeto. Inclusive, essa dica é ótima para quem está com orçamento reduzido, pois você pode usar um revestimento caro em detalhes e o restante da frente de muro bonito ser mais barata, como uma pintura.

Como fazer muda da T * * * * * * * * * unha-de-gato? ›

Como fazer mudas da hera unha de gato - YouTube

Videos

1. 15 Increíbles Plantas Trepadoras
(Ecology Channel)
2. 8 Flores Trepadeiras Incríveis Para Pérgolas ,Cercas e Caramanchões
(Flores para o seu jardim)
3. 🌿Plantas TREPADORAS o enredaderas CON FLOR🌸 y resistentes...EXISTEN??🤣
(Ignacio Guío)
4. TIPOS DE TREPADEIRAS - trepadeiras para vasos,treliças e muro com flores
(Plantas Marcantes)
5. 10 climbing plants to decorate your garden
(TopLifetime)
6. 11 Tipos de Trepadeiras
(Fruto das Flores)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Arielle Torp

Last Updated: 11/10/2022

Views: 6131

Rating: 4 / 5 (41 voted)

Reviews: 80% of readers found this page helpful

Author information

Name: Arielle Torp

Birthday: 1997-09-20

Address: 87313 Erdman Vista, North Dustinborough, WA 37563

Phone: +97216742823598

Job: Central Technology Officer

Hobby: Taekwondo, Macrame, Foreign language learning, Kite flying, Cooking, Skiing, Computer programming

Introduction: My name is Arielle Torp, I am a comfortable, kind, zealous, lovely, jolly, colorful, adventurous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.